01/08/2013

Português como Língua Segunda III - 3ºAno

A Professora apresenta o texto, perguntando aos alunos se conhecem o seu tipo e/ou género textual, fazendo uma síntese de texto para eles em LGP, para que tenham uma fácil entendimento e compreensão. Desta forma, a Professora interage com os alunos, verificando o desempenho deles e desenvolvendo o seu raciocínio lógico.

Na leitura, os alunos Surdos expõem o texto em LGP à Professora pois o texto pode ser definido de vários pontos de vista. Esta pede aos alunos para escreverem, levando ao entendimento em relação à natureza e as características da análise do texto. Neste sentido, a Professora tem a oportunidade de analisar o conhecimento deles porque cada aluno tem o seu próprio ritmo de aprendizagem.



Há quem tenha dificuldades de dominar o Português, portanto, é a responsabilidade da Professora que precisa conhecer cada aluno/a e saber qual é o seu grau de conhecimento, para que aos poucos, vai dando orientação, explicação e apoio no Português escrito para melhorar a sua aptidão criativa, até que comece a escrever pequenas frases, texto e outros géneros literários.

"Tenho necessidade dos outros, de trocas. Tenho necessidade de uma comunidade. Não poderia viver sem os ouvintes nem sem os Surdos. A comunicação é minha paixão... quero me comunicar... Dou uma enorme importância ao que é escrito... E escrever na língua materna de vocês. A língua de meus pais. Minha língua adotiva..." (Emmanuelle Laborit)

Sem comentários:

Enviar um comentário