08/11/2011

Escrita das Línguas Gestuais - 2ºAno


A disciplina "Escrita das Línguas Gestuais" (SgnWriting) com a Prof. Marianne Stumpf, Surda e da nacionalidade brasileira, é muito simpática e ficou sensibilizada com a dedicação e interesse à disciplina, demonstrados pela nossa colega Surda com Síndrome de Usher, Carolina Ferreira Canais, uma mulher que não desiste de aprender até perceber tudo.

escrita das línguas gestuais expressa os movimentos, a forma das mãos, as marcas não manuais e os pontos de articulação, ou seja, um sistema de representação como forma de comunicação por símbolos (grafema, caracteres) para registrar visualmente uma língua gestual.



Antigamente, os Surdos não tinham como escrever na língua gestual, e até hoje utilizamos Português escrito como segunda língua e a maioria de Surdos têm dificuldades de exprimir através da segunda língua. Com a Escrita das Línguas Gestuais, podemos escrever a LGP (língua gestual portuguesa) sem recorrer à língua oral. 


"SignWriting, que pode registrar qualquer língua de sinais sem passar pela tradução da língua falada. O fato do sistema representar unidades gestuais faz com que ele possa ser aplicado a qualquer língua gestual do mundo. Para usar o SW, é preciso saber bem uma língua gestual. Cada língua gestual vai adaptá-lo a sua própria ortografia." (Stumpf, 2003)

Sem comentários:

Enviar um comentário