18/08/2011

Introdução às Neurociências - 1ºAno

Foi a última disciplina do primeiro ano que se chamava "Introdução às Neurociências" com a Prof. Dra. Maria Vânia Nunes e o Director do ICS da Universidade Católica. Foi uma aula muito diferente porque tivemos a noção de que o sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente cuja função é perceber e identificar as condições para a existência de vida.


Para entender melhor como funciona a nossa mente que toma consciência e se adapta ao ambiente através do sistema nervoso, órgãos do sentido, glândulas e músculos. Os órgãos do sentido detectam, o cérebro faz a leitura através de impulsos eléctricos e químicos.


Sabiam que o computador foi desenvolvido baseado no funcionamento da mente? 
Cérebro - Desktop
Neurónios - Placas, Chips e Condutores eléctricos
Núcleo do neurónio - Hardware
Cadeia da molécula do DNA - Software


Os estímulos e as informações agem seguindo o DNA, em nós, como o clique do rato age seguindo o computador, para determinar uma acção de resposta.


"Somos uma máquina ainda em evolução, nas mãos da mãe natureza. Um computador é uma máquina de estrutura estática, com capacidade limitada e por mais que dure, sempre só será capaz de realizar uma quantidade limitada de tarefas. Já , nós, a "máquina divina"  somos  uma estrutura dinâmica, que vamos  "escrevendo"  nos seguimentos do  DNA , em nós, a nossa história de vida."

Sem comentários:

Enviar um comentário